BELÉM

PARÁ

BOT – Plataforma digital da Alepa lança, em 2024, novas ferramentas aos usuários

Published

on

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD), lançou recentemente a sua mais nova plataforma digital ”BOT” – Essa aplicação de software automatizada pode ser utilizada através do aplicativo de mensagem WhatsApp e possibilita aos servidores do parlamento paraense, e também ao público em geral, uma série de serviços que ficam disponíveis a hora e a tempo, de forma totalmente gratuita e na palma das mãos.

Nesse ano, a plataforma lançou diversos novos recursos, expandindo ainda mais as suas funções, somando assim com aqueles que já eram disponibilizados aos usuários, como explica o coordenador do CPD, Orêncio Coutinho Junior. “Quando o BOT foi pensado, não queríamos que ele ficasse apenas com os mecanismos de lançamento. A ideia sempre foi oferecer cada vez mais recursos e praticidade aos usuários. Entre as grandes novidades da ferramenta estão os links que dão acesso de forma imediata aos episódios do Podcast ‘Fala, presidente’ – programa realizado pela TV Alepa, comandado pela jornalista Haynna Halex, com o presidente do parlamento paraense, deputado Chicão (MDB), onde são discutidos assuntos de relevância da política local e de diversos outros assuntos de interesse da sociedade”, explica Orêncio.

Leia Também:  Aprovado plano de cargos, carreiras e remuneração e reorganização da Defensoria Pública do Pará

O coordenador do CPD detalha os outros recursos que passaram a integrar a ferramenta tecnológica da Alepa e as novidades que serão lançadas ao longo do ano. “O público, que é interessado no conteúdo que é produzido no legislativo do Pará, tem acesso agora de imediato pelo BOT às Sessões Ordinárias de 2023 na íntegra; e em breve, vamos disponibilizar também, as Sessões Especiais, Solenes, e diversos outros conteúdos e novidades que ainda não podemos dar spoiler”, detalha.

O BOT possibilita ao público em geral o acesso ao Banco de Leis – automaticamente é disponibilizado o PDF da Constituição Federal, da Constituição do Pará, do Regimento Interno da Alepa, do Regime Jurídico Único, como também, as pessoas podem pesquisar sobre alguma lei específica que o usuário esteja interessado.

A ferramenta possibilita, também, aos servidores da Alepa, mediante matrícula e CPF cadastrados regularmente no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), ter acesso a uma série de serviços, como: mudar a senha de acesso à intranet, alterar senha de acesso ao contracheque, assim como emiti-lo também, e consultar o andamento de processo no protocolo da casa.

Leia Também:  Irituia completa 298 anos de fundação

Serviço: Para ter acesso ao serviço BOT basta mandar um “oi” para o número de WhatsApp (91) 3197-2433.

Fonte: Assembleia Legislativa do PA

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARÁ

Pará bateu recorde e atingiu R$ 2 bilhões em arrecadação de ICMS em janeiro deste ano

Published

on

Estado apresenta investimentos e despesas em 2023 O Pará atingiu a arrecadação recorde  de R$ 2 bilhões em ICMS somente no mês de janeiro deste ano. Foi a maior arrecadação de ICMS da história do estado, conforme informação do secretário adjunto de Tesouro da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), Lourival Barbalho Júnior. O secretário participou da audiência pública de prestação de contas do Governo do Estado relativa ao terceiro quadrimestre 2023, realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), nesta quarta-feira (28), no auditório multiuso da Alepa.

A audiência do terceiro quadrimestre foi coordenada pelos deputados Torrinho Torres (PODEMOS), vice-presidente da CFFO; e pelo Cel. Neil (PL), que também é membro da comissão. A CFFO realiza audiência pública para que o Parlamento e a sociedade possam avaliar a gestão da administração pública estadual de cada quadrimestre do ano. O evento é balizado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2022).

Representante da Sefa festeja recorde de ICMS em janeiro de 2024 O representante da Sefa, Lourival Barbalho Júnior, explicou que a receita própria do estado vem tendo crescimento substancial. Hoje, “a receita própria representa dois terços da receita total”. A receita própria está em torno de 66% e a receita transferida 34% da receita total. “Isso está fazendo com que o Pará tenha um equilíbrio fiscal e proporcionando as políticas públicas do Governo do Estado”, garantiu.

O secretário estima que este ano a arrecadação cresça ainda mais, especialmente pelos resultados do ICMS, que é o imposto carro-chefe das receitas estaduais. Conforme explicou, no início do Governo de Hélder Barbalho (MDB), em 2019 essa arrecadação era de R$ 1 bilhão. E agora, no mês de janeiro de 2024, a arrecadação do período dobrou, chegando a R$ 2 bilhões. No último quadrimestre de 2023 (setembro, outubro, novembro e dezembro) estimou-se uma arrecadação do ICMS foi de R$ 18 milhões, mas o esforço tributário atingiu o valor de R$ 20 milhões no período.

Leia Também:  Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará

A secretária adjunta da Secretaria de Planejamento e de Administração (Seplad), Maria de Nazaré Nascimento, apresentou os investimentos com obras, programas e despesas do estado em diversas áreas, especialmente nas áreas de educação, saúde, segurança e transportes.

Maria de Nazaré Souza Nascimento, informou que o estado investiu 26% da Receita Líquida de Impostos e Transferências (RLIT) em 2023, estando acima do limite mínimo constitucional de 25%. As despesas com a educação foram de R$ 7,8 bilhões. Com saúde, que tem o limite constitucional de 12% da RLIT, esse percentual chegou a 14%. As despesas com a saúde foram de R$ 4,1 bilhões. A Receita Líquida de Impostos do Pará foi de R$ 29,8 bilhões.

Com relação a gastos com pessoal, no Poder Executivo, o estado chegou ao percentual de 42,24% da Receita Corrente Líquida (RCL), não atingido o percentual de limite legal de alerta, que é de 43,74% e se mantendo longe do limite máximo que é de 48,60%des. A secretária adjunta informou que neste período o governo cumpriu agenda de concursos e contemplação de planos de cargos e carreiras de órgãos estaduais. No total, os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) atingiram o percentual do gasto com pessoal de 50,03% da RCL, ficando também longe do limite máximo de 60%.

Leia Também:  Deputados prestam homenagens ao poeta e músico Paulo André Barata falecido aos 77 anos

Entre as principais realizações de 2023, Maria de Nazaré citou a entrega do Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém; Centro de Especializado de Transtorno de Espectro Autista (CETEA), em Belém; quilômetros de rodovias asfaltadas em diversos municípios, dentre eles, Óbidos, Oriximiná, São Miguel, Marapanim e Piçarra; reconstrução de escolas em diversas regiões; inauguração do campus da UEPA no município de Parauapebas e ampliação do campus da UEPA em Castanhal; reforma e ampliação de delegacias da Polícia Civil nos municípios de Curralinho e Barcarena; comando regional e batalhão da Polícia Militar em Parauapebas; escritório regional Ideflor-Bio no município de Soure; e programas sociais “Sua Casa”, “Água Pará” e “Recomeçar”.

O deputado Cel. Neil pediu explicações sobre a capacidade de endividamento do estado mediante os empréstimos realizados pela gestão e os secretários apresentaram o relatório relativo ao assunto, destacando que pela situação fiscal atual, o estado poderia se endividar até 200% acima da receita corrente líquida. Mas, esse percentual está em 19%, devido ao controle da administração com a questão do endividamento. O deputado ressaltou a importância da audiência para o Parlamento e a sociedade tirarem dúvidas e avaliarem a administração pública estadual.

Fonte: Assembleia Legislativa do PA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

MAIS LIDAS DA SEMANA