BELÉM

Turismo

Saiba tudo sobre o trem que leva turistas mineiros para o Espírito Santo

Published

on


O trem circula todos os dias
Divulgação Vale

O trem circula todos os dias




Nos meses de dezembro, janeiro, julho e nos feriados prolongados, as praias do Espírito Santo, pincipalmente a de Guarapari, são “invadidas” pelos mineiros. A maior parte dos turistas viaja para as cidades capixabas no trem Viória/Minas, o único de passageiros que circula todos os dias no Brasil.

O trem leva em seus vagões mais de mil pessoas entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A procura por viagens é tão grande que nos feriados prolongados e nas férias de janeiro é difícil encontrar vaga no trem se a compra das passagens for de última hora.

O trem parte todos os dias às 7 horas da Praça da Estação, em Belo Horizonte, e percorre 664 km até Pedro Nolasco, em Cariacica, na Grande Vitória. As saídas do Espírito Santo também são às 7 horas. São 30 pontos de embaque e desembarque nas cidades mineiras e capixabas.



Serviço de bordo

O trem atende a 42 municípios que ficam nos arredores dos seus trilhos. Entre as cidades atendidas pelo trem estão Governador Valadares e Ipatinga, no Leste de Minas Gerais. A viagem completa dura cerca de 12 horas, e no trajeto o passageiro se encanta com as paisagens que podem ser apreciadas pelas janelas de vidro dos vagões. A composiçao tem ainda um vagão exclusivo para cadeirantes equipado com ar-condicionado.

Interior da classe executiva
Divulgação Vale

Interior da classe executiva









Valor das passagens 

O trem tem vagões na classe executiva com passagens que custam de Belo Horizonte até Cariacica R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. A Vale garante em cada viagem uma gratuitade para idosos com mais de 60 anos com renda de até dois salários mínimos Saiba mais detalhes sobre a gratuidade AQUI.

Leia Também:  Japão em alta: como país virou destino queridinho de brasileiros?

Cada pessoa pode levar gratuitamente uma mala e uma bolsa de mão com peso máximo de 32 quilos. Durante todo o trajeto os passageiros co ntam com serviço de bordo que incluem a venda de lanches e bebidas em carrinhos que circulam pelos corredores. O

O trem Vitória/Minas tem ainda um vagão restaurante, com janelas de vidros amplas, onde o passageiro poderá tomar o café da manhã ou almoçar, e apreciar as montanhas de Minas Gerais, além das paisagens às margens dos rios que cortam os dois estados.

No tem é proibido fumar e fazer uso de bebida alcoólica. As passagens são vendidas com 45 dias de antecedência pelo site da Vale. A empresa criou uma linha telefônica gratuita para dar informações sobre o trem: 0800 285 7000.



Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Turismo

Atenção: voos cancelados! Caos deixa passageiros desesperados

Published

on


Portugal e Espanha sofreram com cancelamentos de voos
BH Airport

Portugal e Espanha sofreram com cancelamentos de voos



Uma falha de energia de grande escala atingiu Portugal, Espanha e outras regiões da Europa na manhã desta segunda-feira (28), mergulhando aeroportos, metrôs e ruas em completo caos. 

O apagão pegou moradores e turistas de surpresa , afetando diretamente o transporte público, a operação de voos e até mesmo os meios de pagamento nas cidades. As autoridades espanholas e portuguesas iniciaram investigações para apurar a origem da falha. 

De acordo com a Red Eléctrica, responsável pelas conexões elétricas na Espanha, o processo de reestabelecimento começou a partir das 13h locais, mas a previsão é que a normalização total leve entre seis e dez horas, segundo a agência Reuters. Em Portugal, por volta das 13h45, a energia ainda não havia retornado em muitas regiões.

Aeroportos fechados e passageiros sem respostas

O impacto mais grave foi sentido nos aeroportos. Em Lisboa, a situação é crítica: voos foram cancelados, as portas foram fechadas e centenas de passageiros se amontoaram nos arredores, sem informações claras. 

Leia Também:  Power bank: por que é proibido despachar carregadores portáteis

Apesar do uso de geradores, o terminal não conseguia manter a operação normal. Segundo relatos, a polícia orientou as pessoas a deixarem o local, devido à falta de eletricidade e de conexão à internet.

No Porto e em Faro, embora os geradores tenham amenizado o problema, muitos voos também foram suspensos. Já na Espanha, o tráfego aéreo foi reduzido ao mínimo necessário, agravando ainda mais a situação.


Transporte público paralisado e trânsito caótico

Além dos aeroportos, o transporte público sofreu com a falta de energia. Em Lisboa, Madri e Barcelona, as linhas de metrô foram paralisadas. 

Em Lisboa, três trens precisaram ser evacuados, com prioridade para crianças, idosos e pessoas em situação de pânico.

O trânsito nas ruas se tornou perigoso. Semáforos apagados e sinais inoperantes provocaram acidentes, como registrado na rotunda do Relógio, próximo ao Aeroporto de Lisboa.

Comércio parado e dificuldade em pagamentos

O apagão também afetou o comércio. Em Portugal, os pagamentos eletrônicos ficaram indisponíveis, obrigando clientes e lojistas a recorrerem ao dinheiro físico. 

Caixas eletrônicos ficaram fora do ar e muitos estabelecimentos relataram dificuldades até mesmo para dar troco, agravando o sentimento de desespero entre moradores e turistas.

Enquanto as autoridades trabalham para restabelecer a energia, a rotina nas principais cidades da Península Ibérica segue marcada pela incerteza e pelo caos.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

MAIS LIDAS DA SEMANA