Quatro companhias aéreas já definiram as datas da retomada dos voos internacionais em Porto Alegre. O aeroporto da capital gaúcha está sem operar rotas diretas para o exeterior desde 3 de maio deste ano por causa da enchente que invadiu a pista de pouso e decolagens e as instalações do terminal de passageiros.
A Copa Airlines será a primeira companhia internacional que voltará a operar voos internacionais em Porto Alegre. A partir de 19 de dezembro, próxima quinta-feira, a companhiaa voltará a ligar a capital gaúcha com a Cidade do Panamá. A partir da capital panamenha a Copa Airlines oferece voos para vários destinos, principalmente para cidadeslocalizadas nos Estados Unidos e o Caribe.
Voos para Buenos Aires
Porto Alegre voltará a receber voos da Aerolíneas Argentinas no dia 3 de março do ano que vem. Os voos entre a capital gaúcha e Buenos Aires serão diários, excetos às quintas-feiras. As chegadas e partidas serão pelo Aeropraque, aeroporto localizado na região central da capital argentina.
A LATAM voltará a oferecer voos diretos entre Porto Alegre, Lima e Santiago a partir de janeiro deste ano. No dia 7 de julho será a vez da companhia SKY retomar as decolagens sem escalas entre Porto Alegre a capital chilena. A SKY é a companhia aérea de baixo custo com maior número de voos a partir do Brasil.
Os voos da SKY serão entre Porto Alegre e Santiago operados até 8 de setembro de 2025, quando termina a temporada de inverno no Chile. As passagens de todos esses destinos internacionais já estão sendo vendidas nos sites das companhias aéreas.
Voos para Lisboa continuam suspensos
A TAP Portugal ainda nao definiu quando voltará a oferecer voos de Porto Alegre para Lisboa. Por causa do fechamento do aeroporto gaúcho, a companhia portuguesa transferiu para Florianópolis as decolagens para Lisboa.
A companhia Azul ainda não marcou a data para voltar a operar os voos entre Porto Alegre e Montevidéu. A companhia oferece a ligação sem escala de Curitiba e a capital uruguaia. Quem está em Porto Alegre pode viajar para o Uruguai pela Azul fazendo uma conexão na capital paranaense.
O Aeroporto de Porto Alegre voltou a receber em 22 de outubro deste ano os voos nacionais e sem escalas para 11 cidades operados pelas companhias Gol, LATAM e Azul. A partir de janeiro de 2025 as companhias aéreas irão aumentar o número de voos na capital gaúcha.
As companhias Azul e Gol assinaram nesta quarta-feira (15/1) um memorando de fusão que poderá concentrar 60% do mercado aéreo brasileiro. Todo o processo deverá ser concluído, mas antes as duas empresas terão que ter a aprovação do do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo comunicado divulgado pela Azul, os clientes das duas companhias terão acesso a mais destinos, rotas, produtos e serviços. “As empresas têm quase 90% de rotas complementares e manterão seus certificados e marcas de operação independentes”, diz um trecho do comunicado.
Gol e Azul tem cerca de 1.500 decolagens diárias. As duas companhias iniciaram em julho do ano passado um acordo de comartilhamento de voos (codeshare). São 40 rotas operadas pelas duas empresas com mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.
Grupo controla Avianca e Gol
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre Azul e Abra, grupo investidor majoritário da Gol e da Avianca, tem o objetivo da combinação de negócios é promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos.
“Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas”, diz outro trecho do comunicado.
O que diz ohn Rodgerson, CEO da Azul
“A Azul foi criada com o objetivo de expandir o mercado aéreo brasileiro, buscando aumentar o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, independentemente de onde estejam no país, por meio da ampliação da conectividade. Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado”,
Entraves das negociações
Um dos gestotes da Azul, que pediu anonimato, um dos principais entraves para a conclusão da fusão é a recuperação judicial da Gol que está em andamento nos Estados Unidos, o regime de Chapter 11.A conckuão deste processo deve ocorre em abril deste ano.
NO de Chapter 11 estão sendo feitas renegociações com credores para reduzir o endividamento da companhia, uma forma de garantir a alavancagem das empresas combinadas. A dívida não poderá ultrapassar quatro vezes o Ebitda. Segundo especialistas do setor, a fusão poderá ser inviabilizada se essa meta não for atingida.
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