Refettorio Gastromotiva tem almoços beneficentes assinados por chefs
O Refettorio Gastromotiva, iniciativa sustentável que atua no centro do Rio de Janeirodesde 2016, passou a promover no final do ano passado refeições abertas ao público com almoço de segunda a sexta-feira. O valor pago pela refeição, com o custo fixo de R$ 45, ajuda a custear os jantares beneficentes oferecidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O menu é composto por entrada, prato principal, sobremesa e bebida, que mudam diariamente de acordo com a disponibilidade dos insumos para evitar ao máximo o desperdício de alimentos. A cada dia, o cardápio é assinado por um chef diferente, e a agenda de chefs de cada mês fica disponível no perfil do Instagram da instituição .
Antes, os jantares beneficentes aconteciam uma vez por semana. Com a inauguração do serviço de almoço, agora a instituição tem os recursos necessários para manter as atividades regularmente de segunda a sexta-feira.
Outro pilar da Gastromotiva é a capacitação profissional. No próprio espaço, que funciona como um restaurante-escola, acontecem cursos gratuitos para capacitar jovens a trabalhar como chefs e cozinheiros. São esses alunos que produzem, inclusive, as refeições no almoço e no jantar, com a ajuda dos chefs que assinam o cardápio e dividem seus conhecimentos.
Já passaram pelo Refettorio Gastromotiva chefs muito celebrados no ramo gastronômico, como Massimo Bottura, da Osteria Francescana , Virgilio Martinez, do Central , e Mitsuharu Tsumura, do Maido .
Continua após a publicidade
Além do almoço, também é possível contribuir para o instituto inscrevendo-se como voluntário de atendimento durante o serviço de jantar e comprando produtos na loja da instituição.
A Gastromotiva possui vários pólos de atuação pelo Brasil e foi fundada há 18 anos. Desde então, mais de duas milhões de pessoas foram impactadas pela iniciativa, seja pelas refeições comunitárias ou pela capacitação profissional.
Considerado como língua universal, o inglês é um dos idiomas mais estudados, essencialmente entre aqueles que têm o sonho de viajar para um país no exterior. Pensando nisso, o iG Turismo trouxe um curso 100% gratuito e online para os interessados em se aventurar na gramática e pronúncia.
O governo dos Estados Unidos está com as inscrições abertas para quem quer aprender a falar inglês. A organização que promoveu a iniciativa pedagógica é a Usa Learns, que tem especialização no ensino para pessoas estrangeiras.
Os níveis são divididos entre iniciante, intermediário e compreensão auditiva, o que amplia o acesso para diferentes perfis de alunos. Isso porque, se por um lado, há estudantes com pouco conhecimento sobre a língua, há outros que já tem uma bagagem de estudo e querem se aperfeiçoar.
Dessa forma, habilidades como conhecimento gramatical, expressão oral, desenvolvimento da pronúncia, aprimoramento da escrita e aumento do vocabulário podem ser conquistadas. Os módulos iniciais se dedicam à conversação básica.
Tópicos como localização geométrica, clima e tempo são priorizados. No nível intermediário, assuntos corriqueiros do dia a dia, a exemplo de situações familiares ou trabalhistas, também são abordados.
Como se inscrever?
Os interessados podem acessa a Usa Learns e preencher os dados de cadastro. Após a conclusão desta etapa, o aluno receberá uma confirmação de matrícula vi-email. O site para acesso é: www.usalearns.org/free-online-english-courses.