Localizado a aproximadamente uma hora e meia de viagem para quem parte de Porto Seguro , o vilarejo de Trancoso é um dos pontos mais famosos do litoral baiano. O coração do vilarejo é o Quadrado, que na verdade tem formato retângulo e sem dúvida é o hype do pedaço. No meio, um campo de futebol que reúne os locais todo fim de tarde e, no fundo, uma igrejinha bucólica.
Casas pitorescas e noite agitada
Cercada pelas simpáticas casas coloniais coloridas que antigamente serviam como residências da colônia de pescadores que formou o distrito, hoje ali funcionam os restaurantes, bares, lojas e hotéis que cobram caro pelo que vendem e servem. Também é possível se hospedar em uma casa tradicional . À noite, a simplicidade desse cenário dá lugar à movimentação nos bares com música ao vivo que são ponto de encontro.
Nos restaurantes do Quadrado, que oferecem muitas delícias da cozinha baiana, não espere encontrar preços tão modestos quanto o visual das casinhas pitorescas. Considere que você estará pagando pelo conjunto da obra: luz baixa, decoração aconchegante e muita bossa.
Também vale conhecer o Na Praça,o “puxadinho chique” que desde 2023 reúne gastronomia, serviços e até hospedagem na estrutura de um antigo hotel que funcionou ali.
Continua após a publicidade
Pontos históricos no Quadrado
Trancoso faz parte da região conhecida como Costa do Descobrimento, onde podem ser observadas as marcas das primeiras ocupações europeias no Brasil. Por isso, é fácil encontrar em um dos lados do Quadrado a icônica igreja de São João Batista, também chamada de “Igrejinha do Quadrado”.
Construída por jesuítas durante o século 18 em arquitetura colonial, a Igreja preserva as imagens sacras de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André originais da época, bem como os altares. De acordo com a Paróquia de São Sebastião, a igreja atual foi construída no mesmo local em que funcionou o convento dos padres no século 18 e, para erguê-la, foram utilizadas pedras de arrecifes e “reboco Santa Fé”, um tipo composto por areia e óleo de baleia.
Atrás da igreja fica uma agradável surpresa: um belo mirante natural com vista para a praia dos Nativos, a praia dos Coqueiros e de toda a vegetação de Mata Atlântica que desenha os limites entre o urbano e o litoral. Para acessar as praias, bastam 15 minutos de caminhada.
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aquipara receber a nossa newsletter
As companhias aéreas de baixo custo (low cost) estão ampliando a participação no mercado brasileiro com mais opções de voos internacionais. Neste post vamos detalhar essas novidades e informar para quais destinos internacionais é possível viajar pelas low cost a partir do Brasil
A partir de segunda-feira (16/12) o Rio de Janeiro terá quatro voos semanais e sem escalas do Aeroporto do Galeão para Montevidéu. Os voos para o Uruguai serão operados pela SKY, companhia aérea low cost com maior número de destinos internacionais a partir do Brasil.
Flybondi aumenta voos no Rio de Janeiro
A Flybondi também está aumentado os voos entre o Brasil e Argentina na temporada de verão. Por exemplo, o número de decolagens de Florianópolis para Buenos Aires passará de 3 para 18 semanais. A companhia também atende o mercado do Paraná com decolagens sem escalas entre Foz do Iguaçu e Santiago.
Do Rio de Janeiro para Buenos Aires o número de voos diários da Flybondi passará de 2 para 3. São Paulo seguirá com um voo diário para a capital argentina. Além de menos espaço entre as poltronas, as companhias aéreas low cost não oferecem serviço de bordo e cobram do consumidor pelos demais serviços.
Belo Horizonte e Brasília terão três voos semanais e diretos para Santiago operados pela SKY. A operação nas duas cidades começa em junho e vai até final de outubro de 2025, quando termina a temporada de inverno no Chile.
A JetSmart iniciará em dezembro voos de Florianópolis para Buenos Aires. Essa rota sazonal foi criada pela companhia chilena de baixo custo para atender a grande demanda de turistas argentinos que viajam para Santa Catarina no verão.
Confira para quais destinos internacionais o Brasil tem voos de companhias de baixo custo
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade