O Quadrado e suas histórias: conheça a origem do “coração de Trancoso”
Localizado a aproximadamente uma hora e meia de viagem para quem parte de Porto Seguro , o vilarejo de Trancoso é um dos pontos mais famosos do litoral baiano. O coração do vilarejo é o Quadrado, que na verdade tem formato retângulo e sem dúvida é o hype do pedaço. No meio, um campo de futebol que reúne os locais todo fim de tarde e, no fundo, uma igrejinha bucólica.
Casas pitorescas e noite agitada
Cercada pelas simpáticas casas coloniais coloridas que antigamente serviam como residências da colônia de pescadores que formou o distrito, hoje ali funcionam os restaurantes, bares, lojas e hotéis que cobram caro pelo que vendem e servem. Também é possível se hospedar em uma casa tradicional . À noite, a simplicidade desse cenário dá lugar à movimentação nos bares com música ao vivo que são ponto de encontro.
Nos restaurantes do Quadrado, que oferecem muitas delícias da cozinha baiana, não espere encontrar preços tão modestos quanto o visual das casinhas pitorescas. Considere que você estará pagando pelo conjunto da obra: luz baixa, decoração aconchegante e muita bossa.
Também vale conhecer o Na Praça,o “puxadinho chique” que desde 2023 reúne gastronomia, serviços e até hospedagem na estrutura de um antigo hotel que funcionou ali.
Continua após a publicidade
Pontos históricos no Quadrado
Trancoso faz parte da região conhecida como Costa do Descobrimento, onde podem ser observadas as marcas das primeiras ocupações europeias no Brasil. Por isso, é fácil encontrar em um dos lados do Quadrado a icônica igreja de São João Batista, também chamada de “Igrejinha do Quadrado”.
Construída por jesuítas durante o século 18 em arquitetura colonial, a Igreja preserva as imagens sacras de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André originais da época, bem como os altares. De acordo com a Paróquia de São Sebastião, a igreja atual foi construída no mesmo local em que funcionou o convento dos padres no século 18 e, para erguê-la, foram utilizadas pedras de arrecifes e “reboco Santa Fé”, um tipo composto por areia e óleo de baleia.
Atrás da igreja fica uma agradável surpresa: um belo mirante natural com vista para a praia dos Nativos, a praia dos Coqueiros e de toda a vegetação de Mata Atlântica que desenha os limites entre o urbano e o litoral. Para acessar as praias, bastam 15 minutos de caminhada.
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aquipara receber a nossa newsletter
Considerado como língua universal, o inglês é um dos idiomas mais estudados, essencialmente entre aqueles que têm o sonho de viajar para um país no exterior. Pensando nisso, o iG Turismo trouxe um curso 100% gratuito e online para os interessados em se aventurar na gramática e pronúncia.
O governo dos Estados Unidos está com as inscrições abertas para quem quer aprender a falar inglês. A organização que promoveu a iniciativa pedagógica é a Usa Learns, que tem especialização no ensino para pessoas estrangeiras.
Os níveis são divididos entre iniciante, intermediário e compreensão auditiva, o que amplia o acesso para diferentes perfis de alunos. Isso porque, se por um lado, há estudantes com pouco conhecimento sobre a língua, há outros que já tem uma bagagem de estudo e querem se aperfeiçoar.
Dessa forma, habilidades como conhecimento gramatical, expressão oral, desenvolvimento da pronúncia, aprimoramento da escrita e aumento do vocabulário podem ser conquistadas. Os módulos iniciais se dedicam à conversação básica.
Tópicos como localização geométrica, clima e tempo são priorizados. No nível intermediário, assuntos corriqueiros do dia a dia, a exemplo de situações familiares ou trabalhistas, também são abordados.
Como se inscrever?
Os interessados podem acessa a Usa Learns e preencher os dados de cadastro. Após a conclusão desta etapa, o aluno receberá uma confirmação de matrícula vi-email. O site para acesso é: www.usalearns.org/free-online-english-courses.