EUA reduzem prazo para renovação de visto sem entrevista
O Brasil retomará a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A medida segue decisão anunciada em 2023 e foi adotada com base no princípio da reciprocidade, já que esses países continuam exigindo visto de brasileiros.
O Ministério das Relações Exteriores explicou que o Brasil “não concede isenção unilateral de vistos de visita” e que negocia acordos com base em tratamento igualitário entre os países envolvidos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a posição do governo ao comentar o tema nas redes sociais. “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil.”
Os dados mais recentes da Embratur mostram que os Estados Unidos lideram entre os países com maior número de turistas no Brasil. Em 2024, foram 728.537 visitantes norte-americanos, seguidos por 96.540 canadenses e 52.888 australianos.
A nova regra vale para entradas aéreas, marítimas ou terrestres. O visto deve ser solicitado por meio da plataforma eVisa , com custo de US$ 80,90, cerca de R$ 479. O processo é digital e exige o preenchimento de formulário e envio de documentos, como o passaporte.
A estadia permitida para visitantes desses países é de até 90 dias. O Itamaraty recomenda que a solicitação do visto seja feita com antecedência, para evitar imprevistos como perda de conexões ou atrasos de viagem.
Em março, o Senado aprovou um projeto de lei que busca suspender a obrigatoriedade do visto para cidadãos dos três países, além do Japão. O texto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.
Apesar de citado no projeto, o Japão firmou um acordo com o Brasil para isenção mútua de vistos em 2023. O acordo vale por três anos e permite viagens de até 90 dias sem necessidade de visto, desde setembro do mesmo ano.
Considerado como língua universal, o inglês é um dos idiomas mais estudados, essencialmente entre aqueles que têm o sonho de viajar para um país no exterior. Pensando nisso, o iG Turismo trouxe um curso 100% gratuito e online para os interessados em se aventurar na gramática e pronúncia.
O governo dos Estados Unidos está com as inscrições abertas para quem quer aprender a falar inglês. A organização que promoveu a iniciativa pedagógica é a Usa Learns, que tem especialização no ensino para pessoas estrangeiras.
Os níveis são divididos entre iniciante, intermediário e compreensão auditiva, o que amplia o acesso para diferentes perfis de alunos. Isso porque, se por um lado, há estudantes com pouco conhecimento sobre a língua, há outros que já tem uma bagagem de estudo e querem se aperfeiçoar.
Dessa forma, habilidades como conhecimento gramatical, expressão oral, desenvolvimento da pronúncia, aprimoramento da escrita e aumento do vocabulário podem ser conquistadas. Os módulos iniciais se dedicam à conversação básica.
Tópicos como localização geométrica, clima e tempo são priorizados. No nível intermediário, assuntos corriqueiros do dia a dia, a exemplo de situações familiares ou trabalhistas, também são abordados.
Como se inscrever?
Os interessados podem acessa a Usa Learns e preencher os dados de cadastro. Após a conclusão desta etapa, o aluno receberá uma confirmação de matrícula vi-email. O site para acesso é: www.usalearns.org/free-online-english-courses.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade