Localizado no encontro entre as vias Charles de Gaulle e Champs-Élysées (e outras dez avenidas), o Arco do Triunfo é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. Construída em homenagem aos soldados franceses, a obra foi inaugurada no século 19 e, desde então, é símbolo de história e cultura.
Também chamada de Arco de Étoile, porque o encontro das avenidas lembra uma estrela ( étoile ) quando visto de cima , a atração é um dos principais pontos turísticos da capital francesa. Diariamente, milhares de visitantes contemplam a sua belíssima arquitetura neoclássica e a sua vista panorâmica.
História, cultura e arte no coração da Cidade Luz
Inaugurado em 29 de julho de 1836, o Arco do Triunfo conta com mais de dois séculos de história. A sua construção iniciou em 1806 por ordem de Napoleão Bonaparte, após a vitória do exército francês na Batalha de Austerlitz.
O monumento, concluído somente durante o reinado de Luís Felipe, foi idealizado como uma homenagem aos soldados que lutaram na Revolução Francesa e nas Guerras Napoleônicas. Assinado pelo arquiteto Jean-François Chalgrin, o projeto foi inspirado no Arco de Tito, em Roma.
Nos seus 50 metros de altura, estão grafados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Além disso, há ainda o Túmulo do Soldado Desconhecido, um homem não identificado que foi encontrado morto durante a Primeira Guerra Mundial – simbolicamente, ele representa todos aqueles que morreram combatendo em nome da França ao longo da história. Na base do monumento, há ainda a Flamme du Souvenir ou Chama da Lembrança.
Continua após a publicidade
Com uma vista panorâmica e esculturas do século 19, que representam as campanhas napoleônicas, o monumento testemunhou inúmeros eventos históricos. Entre eles, estão a passagem dos restos mortais de Napoleão e os desfiles militares das duas guerras mundiais.
Situado na praça Charles de Gaulle, o Arco do Triunfo é uma parada imperdível para quem visita a capital francesa. Além de ser um verdadeiro marco da arquitetura neoclássica, o monumento oferece uma terraço com vista panorâmica para a Champs Élysées e o Bairro de La Défense.
O mirante, que fica a 286 degraus do solo, proporciona um cenário de tirar o fôlego, especialmente durante o pôr-do-sol. No topo, é possível contemplar diversos pontos do Eixo Histórico de Paris, incluindo o Museu do Louvre , o Grande Arco de La Défense, a Torre Eiffel, Notre Dame e a Sacré Coeur.
Continua após a publicidade
Outro destaque da visita é o Museu do Arco do Triunfo, que narra importantes capítulos da história do monumento e do exército francês. Para isso, o local reúne vídeos, recursos multimídia e maquetes.
Conheça o Arco do Triunfo
Embora seja possível conhecê-lo gratuitamente por fora, é preciso reservar a data e pagar o ingresso para subir ao mirante. Os bilhetes custam 24 euros para os adultos e podem ser adquiridos no site oficial . Menores de 18 anos possuem entrada gratuita. As visitações ocorrem todos os dias, das 10h às 22h30min.
Vale aproveitar a visita para acompanhar a cerimônia de honra aos combatentes franceses, que é realizada diariamente há mais de um século. Desde 1921, a Chama da Lembrança é acesa às 18h30min, em meio a coroas de flores. A homenagem é prestada por uma banda marcial comandada por ex-combatentes franceses.
Continua após a publicidade
Um ponto que requer atenção na hora de visitar o Arco do Triunfo, é o deslocamento. Para chegar até o monumento, utilize as passagens subterrâneas, disponíveis em diferentes avenidas. O trânsito na região é extremamente movimentado, portanto, não se arrisque atravessando a rua.
Vale aproveitar a visita ao Arco do Triunfo para conhecer alguns pontos turísticos de seus arredores. O principal deles é a famosa Champs Élysées, que é considerada uma das avenidas mais belas e caras do mundo.
Com cerca de dois quilômetros de extensão, a via pode ser dividida em dois trechos. A parte mais próxima ao monumento conta com a presença de lojas de luxo, restaurantes e cinemas. Já a região mais baixa, que fica junto à Praça Concorde, é rodeada por jardins e edifícios históricos, como o Palácio do Descobrimento, o Petit Palais e o Grand Palais .
Continua após a publicidade
Outra atração vizinha é o Museu de Arte Moderna de Paris , que reúne pelo menos 15 mil obras pertencentes aos principais movimentos artísticos dos séculos 20 e 21.
O Museu Guimet , fundado em 1889, também fica nos arredores. Com uma rica coleção de artefatos orientais, o museu possui cerca de de 45 mil objetos, incluindo joias, pinturas, esculturas, vestimentas e papiros.
Há ainda o Museu dos Esgotos de Paris , que não apenas conta a história dos túneis de esgoto parisienses como também está situado dentro de um deles.
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aquipara receber a nossa newsletter
As companhias aéreas de baixo custo (low cost) estão ampliando a participação no mercado brasileiro com mais opções de voos internacionais. Neste post vamos detalhar essas novidades e informar para quais destinos internacionais é possível viajar pelas low cost a partir do Brasil
A partir de segunda-feira (16/12) o Rio de Janeiro terá quatro voos semanais e sem escalas do Aeroporto do Galeão para Montevidéu. Os voos para o Uruguai serão operados pela SKY, companhia aérea low cost com maior número de destinos internacionais a partir do Brasil.
Flybondi aumenta voos no Rio de Janeiro
A Flybondi também está aumentado os voos entre o Brasil e Argentina na temporada de verão. Por exemplo, o número de decolagens de Florianópolis para Buenos Aires passará de 3 para 18 semanais. A companhia também atende o mercado do Paraná com decolagens sem escalas entre Foz do Iguaçu e Santiago.
Do Rio de Janeiro para Buenos Aires o número de voos diários da Flybondi passará de 2 para 3. São Paulo seguirá com um voo diário para a capital argentina. Além de menos espaço entre as poltronas, as companhias aéreas low cost não oferecem serviço de bordo e cobram do consumidor pelos demais serviços.
Belo Horizonte e Brasília terão três voos semanais e diretos para Santiago operados pela SKY. A operação nas duas cidades começa em junho e vai até final de outubro de 2025, quando termina a temporada de inverno no Chile.
A JetSmart iniciará em dezembro voos de Florianópolis para Buenos Aires. Essa rota sazonal foi criada pela companhia chilena de baixo custo para atender a grande demanda de turistas argentinos que viajam para Santa Catarina no verão.
Confira para quais destinos internacionais o Brasil tem voos de companhias de baixo custo
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade