BELÉM

POLITÍCA NACIONAL

Senado prestará homenagem ao Fórum Brasil Educação

Published

on

O Plenário do Senado fará homenagem ao Fórum Brasileiro da Educação Particular (Brasil Educação) em sessão especial a ser realizada nesta segunda-feira (2), com início às 16h. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) é o autor do requerimento de homenagem (RQS 414/2024), no qual destaca os relevantes serviços prestados pelas instituições representadas para o desenvolvimento da educação no Brasil.

Fundado em 2008, o Brasil Educação reúne 15 entidades representativas do setor educacional privado. Elas representam instituições com e sem fins lucrativos que vão desde a educação infantil até a pós-graduação. As entidades participantes incluem sindicatos, associações, federações e confederações. Hoje o Brasil tem cerca de 15 milhões de estudantes matriculados na educação particular, em todos os níveis de ensino.

“O Brasil Educação e suas entidades têm desenvolvido um forte e efetivo trabalho em defesa da educação, dos estudantes, dos seus profissionais e de toda estrutura educacional privada, tão estratégica para o desenvolvimento da nação. A atuação institucional envolve a participação no desenvolvimento de políticas públicas, especialmente no âmbito do Congresso Nacional e de órgãos governamentais”, ressalta Carlos Portinho no seu requerimento.

Leia Também:  CSP analisa suspensão da habilitação em casos de crimes com drogas

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLITÍCA NACIONAL

Comissão aprova projeto que exige sistema de proteção ao CPF nas Juntas Comerciais

Published

on

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5058/23, que exige nas Juntas Comerciais a proteção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), bloqueando de imediato, a pedido do titular ou de pessoa autorizada, o uso do documento para abertura de firma.

O relator, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), recomendou a aprovação do texto. “A proteção de dados dos cidadãos deve ser aperfeiçoada diante do aumento das tentativas de fraude e da sofisticação das ameaças cibernéticas”, afirmou ele.

O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Registro Público de Empresas Mercantis (Lei 8.934/94). Essa norma regulamenta a atividade das Juntas Comerciais, instituições responsáveis pelo registro empresarial.

“O objetivo é garantir a segurança e a integridade das informações pessoais dos cidadãos, prevenindo as fraudes relacionadas à abertura de firmas em nome de terceiros”, afirmou o autor da proposta, deputado Raimundo Santos (PSD-PA).

“Quando alguém descobre que o CPF foi usado de forma indevida, é necessário o registro de boletim de ocorrência e a comunicação a vários órgãos, como Receita Federal e Fazenda estadual, e também aos bancos”, alertou o relator Vitor Lippi.

Leia Também:  Relator afirma que LDO de 2025 deve esclarecer dúvidas sobre emendas parlamentares ao Orçamento

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

MAIS LIDAS DA SEMANA